SOBRE O CURSO

OBJETIVO

Promover a especialização do graduado, possibilitando o conhecimento a respeito dos fundamentos, objetivos, métodos e áreas de intervenção integral da Saúde da Mulher com foco na atuação eficiente na assistência à Saúde da Mulher em equipes interprofissionais, considerando a diversidade do ambiente e das clientes a serem atendidas nos aspectos preventivos, curativos e de reabilitação da saúde embasado nas políticas públicas.

PÚBLICO-ALVO

Dirigidos a todos os profissionais com interesse na área de Saúde da Mulher tais como: fisioterapeutas, educadores físicos, enfermeiros, médicos, psicólogos, cirurgiões dentistas, farmacêuticos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, outras áreas correlacionadas, como, serviço social, e outras áreas de interesse.

MERCADO DE TRABALHO:

O Profissional poderá atuar de forma interdisciplinar nos diferentes níveis de atenção à saúde da mulher.

SOBRE OS MÓDULOS:

A Sulamérica Faculdade oferece aos alunos deste curso a oportunidade de cursar 8 módulos presenciais com o objetivo de agregar ainda mais valor à carreira dos profissionais com Pós-Graduação em Saúde da Mulher.

Carga Horária Total: 380h

100% presenciais

METODOLOGIA:

Curso de Pós-Graduação lato sensu objetiva desenvolver o processo de formação especializada na área da Saúde da Mulher, com ênfase no planejamento e gerenciamento dos serviços, na prevenção de doenças, na promoção à saúde e nas dimensões de qualidade de vida, privilegiando a abordagem integral da mulher e suas necessidades complementares a sua saúde.

Horário:

Sexta feira: 18:50 às 22h

Sábado: 8h às 12h / 13h às 17h

Duração do Curso

Doze meses, distribuídos em encontros quinzenais, mais quatro meses para elaboração de TCC, contabilizando 380h/aula.

Início:

Previsão: 12/04/2019

Grade Curricular

DISCIPLINA TOTAL
ANATOMIA E FISIOLOGIA DA MULHER 40
CLIMATÉRIO E MENOPAUSA 40
GESTAÇÃO E PARTO 60
PUERPÉRIO E AMAMENTAÇÃO 40
ONCOLOGIA 40
PATOLOGIAS ENVOLVIDAS NO CICLO DE VIDA DA MULHER 40
PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SAÚDE DA MULHER 40
QUALIDADE DE VIDA E PRÁTICAS COMPLEMENTARES À SAÚDE DA MULHER 40
METODOLOGIA CIENTÍFICA 20

Conteúdo Programático

Anatomia e Fisiologia da Mulher

Unidade 1: Aparelho Reprodutor Feminino; Embriologia Dos Órgãos Genitais Femininos; Glândulas Mamárias; Sistema urinário feminino;

Unidade 2: Fisiologia menstrual: endócrino-metabólica; Fisiologia da resposta sexual; Fisiologia da gestação; Aparelho reprodutor masculino.

Climatério e Menopausa

Unidade 3: Atenção Integral à Saúde da Mulher no Climatério; Humanização e Ética na Atenção à Saúde da Mulher no Climatério; Aspectos Psicossociais da Mulher no Climatério; Sexualidade; Alterações orgânicas no climatério e resposta sexual; Terapia hormonal e sexualidade; Fisiologia e Manifestações clínicas a curto, médio e longo prazo;

Unidade 4: Promoção da Saúde e Medidas Preventivas Aplicadas ao Climatério; Saúde Reprodutiva da Mulher no Climatério; Agravos à Saúde mais Frequentes durante o Climatério; Opções Terapêuticas.

Gestação e Parto

Unidade 5: Assistência humanizada em ginecologia e obstetrícia; As teorias do cuidado e a arte de cuidar na prática; Política nacional de humanização (PNH – humanizaSUS); Comunicação profissional-paciente; Despersonalização do paciente; Empatia; Autoestima; Humanização hospitalar; Trabalho em equipe; Humanização das instalações do hospital.

Unidade 6: Anatomia e fisiologia do parto; Os tipos de parto e indicações; Fatores e elementos participantes na evolução do parto; Emergências obstétricas; O parto prematuro; Cuidados imediatos ao recém-nascido; Lidar com as perdas.

Unidade 7: Gravidez ectópica (GE); Aborto; Descolamento Prematuro de Placenta (DPP) e Placenta Prévia (PP); Hipertensão induzida por gravidez (HIG); Parto; Distócias; Prolapso. Síndromes hemorrágicas; Grávida portadora de distúrbios hipertensivos; Grávida portadora de edema agudo de pulmão; Grávida portadora de embolia pulmonar; Grávida portadora de hiperêmese gravídica; Grávida portadora de síndrome de help; Patologias infecciosas na gravidez; Diabetes mellitus.

Puerpério e Amamentação

Unidade 8: Assistência no puerpério; Assistência ao recém-nascido na sala de parto; Assistência ao recém-nascido no alojamento conjunto; Assistência de enfermagem em patologias puerperais; Assistência psicológica no puerpério (Baby Blues, Depressão Pós Parto, Psicose Puerperal). Teoria da Exterogestação / Técnica dos 5S.

Unidade 9: Fisiologia da produção láctea; Desafios da amamentação; A importância da Promoção do aleitamento materno no período gestacional; “Pega”; Apojadura; Duração da mamada; Intervalo da mamada; Posições para amamentar; Indicadores de boa mamada; Dificuldades encontradas no aleitamento materno – da avaliação ao diagnóstico e intervenção;
Estimulantes naturais e farmacológicos(Galactogogos); Padrão de eliminações de RN em aleitamento materno; Promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno; Avaliação das mamas: tipo de bico, ingurgitamento mamário, sinais de mastite, candidíase mamária, galactocele e outras patologias envolvidas na amamentação; Tratamentos para patologias; Desmame natural e induzido; Técnica de relactação. Técnica correta para ordenha: manual e elétrica. Teoria Síncrono Ativa. Amamentação em situações especiais: Amamentação em
prematuros, Amamentação em gemelares, Amamentação em síndromes e máformações craniofaciais e Amamentação de mães adotivas.

Patologias envolvidas no ciclo de vida da mulher

Unidade 10: Assistência À Adolescência; Aconselhamento Genético; Planejamento Familiar e Contracepção; Infertilidade; Abortamento e suas causas.

Unidade 11: Fertilização: Embriologia; Genética aplicada a reprodução humana assistida; Infertilidade conjugal; Técnicas em Laboratório de Reprodução Humana Assistida; Fluxo de Informações e controle de qualidade; Bioética e Legislação em Reprodução Humana Assistida; Psicologia em Reprodução Humana Assistida.

Planejamento e Gestão em Saúde da Mulher

Unidade 12: Promoção da saúde, prevenção e reabilitação; Comportamento e saúde; Equipe interdisciplinar; Lidando com os traumas; Violência contra a mulher; Violência Obstétrica.

Unidade 13: Segurança no trabalho; Epidemiologia básica; Aplicações da epidemiologia ao curso de vida e a problemas de saúde; Sistema Único de Saúde – Histórico e Princípios; Níveis de Atenção à Saúde; Ética Aplicada às Relações Profissionais; Interações Comunicativas nas Relações Profissionais.

Qualidade de vida e práticas complementares à saúde da mulher

Unidade 14: Saúde e qualidade de vida; Alimentação; Prática de atividades físicas; Suplementação; Homeopatia; Fatores psicológicos envolvidos nas fases biológicas da mulher;

Unidade 15: Empreendedorismo; Sucesso profissional; Gerenciamento do tempo; Aumento na autoestima e confiança; Autoconhecimento; Utilização de seus pontos fortes rumo ao seu objetivo; Quebras de paradigmas limitantes; Tomadas de decisões mais assertivas; Reconhecimento de seus valores; Descoberta do alvo;

Oncologia

Unidade 16: Epidemiologia do Câncer nas Mulheres; Câncer de Mama; Câncer de Ovário; Câncer de Colo de Útero; Câncer de Vulva; Câncer de Pulmão; Câncer do Cólon e Reto; Câncer de Pele; Direitos da Mulher com Câncer; Medicina Humanizada no Tratamento Oncológico;

Unidade 17: Tratamentos quimioterápicos e radioterápicos; Novas prospecções para a prevenção e tratamento do câncer; Apoio psicológico à paciente em tratamento.

Metodologia Científica

Unidade 18: Conceitos básicos em Metodologia; As formas básicas de apresentação do trabalho acadêmico: resumo, fichamento, resenha, seminários; Os referenciais bibliográficos: citações, notas de rodapé, bibliografia; Método Científico e as vias de raciocínio lógico; Conceito, fases e modalidade de pesquisa; Hipóteses, variáveis e indicadores sociais; As Técnicas Quantitativas e
Qualitativas de Pesquisa; Elementos constitutivos do Projeto de Pesquisa; O Pré-Projeto: escolha do assunto, seleção e delimitação do tema, problematização do objeto de pesquisa; revisão da literatura; elaboração de hipótese ou questões; O Projeto de Pesquisa: tema, problemática, justificativa, objetivos, metodologia, recursos, cronograma de execução, bibliografia e anexos; Redação do texto científico – Relatório final de pesquisa (TCC, Monografia etc.): elementos
gráficos gerais: elementos pré-textuais e anexos.