MBA GESTÃO DE PESSOAS

SOBRE O CURSO

O conhecimento e o pleno domínio na área de Gestão de
Pessoas vêm sendo um dos requisitos para a Gestão dos Negócios,
particularmente em ambientes altamente complexos e dinâmicos, em que a
efetividade na Gestão de Pessoas é decisiva à competitividade das empresas.
Nos dias de hoje, se exige dos profissionais da área de RH cada vez mais
conhecimento dos negócios e dos processos de gestão, como base em
decisões, e de seu desenvolvimento profissional, bem como de sua carreira.
Este curso propõe a preparação e a elevação das competências profissionais,
preparando o aluno para liderar pessoas e equipes, gerir mudanças e conflitos
e desenvolver equipes com foco na gestão do negócio, para ambientes
fortemente competitivos e dinâmicos.

A quem se destina:

O curso se destina à todos os profissionais de
diferentes áreas de formação que desejam elevar seus conhecimentos em
Gestão de Pessoas, especialmente aqueles que desenvolvem atividades na
Gestão Organizacional.

Duração: 18 meses

PREVISÃO DE INICIO: 18 de maio de 2018

As aulas serão ministradas uma vez por mês sendo na sexta-feira das 18h as
23h e sábado das 08h as 12:30 e 14h às 19h

Local:

Colégio CMO – Luis Eduardo Magalhães

INVESTIMENTO

18 parcelas de R$ 399,00 (Para o pagamento de pontualidade haverá 10% de desconto).

ÁREA DE ATUAÇÃO

O profissional de RH pode atuar em diversas áreas, como:
– Consultor de Recursos Humanos;
– Gestor de Recrutamento e Seleção;
– Analista de Departamento Pessoal;
– Supervisor ou Analista de Cargos, Salários e Carreiras;
– Analista de Treinamento e Desenvolvimento;
– Analista de Recursos Humanos;
– Gerente X Diretor em Gestão de Pessoas.

PROGRAMA

Atração e Seleção de Pessoas
Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas
Cargos, Carreiras e Remuneração
Consultoria em Gestão de Pessoas
Desenvolvimento de Equipes de Alta Performance
Gestão Estratégica de Pessoas
Gestão e Avaliação de Desempenho
Gestão por Competência e Gestão do Conhecimento
Liderança e Motivação
Gestão de Conflitos e Negociação
Comunicação e Relacionamento Interpessoal
Relações de Trabalho e Legislação Trabalhista
Elaboração e Gerenciamento de Projetos
Metodologia do Ensino Superior
Métodos e Técnicas de Pesquisa
Seminário Temático I
Seminário Temático II
Seminário Temático III

rita

Rita Kunkel – Coordenadora
Especialista em: Educação, Desenvolvimento e Políticas Educativas:
Comportamento Organizacional e Gestão de Recursos Humanos;
Administração Global, Marketing e Recursos Humanos; Aprendizagens
Cooperativas e Tecnologia Educacional, graduada em Pedagogia e Administração Escolar. É Consultora em Gestão de Pessoas com foco na área Comportamental, Desenvolvimento de Alta Performance e Liderança
Corporativa, com larga experiência em Gestão de Cursos, Docência no Ensino Superior e Consultoria em Gestão de Pessoas.

GRADE CURRICULAR

1) Atração e Seleção de Pessoas
Mercado de trabalho. Análise da demanda e da oferta. A importância da oferta interna. Estratégias e fontes de captação. Métodos e técnicas de recrutamento e seleção. Papel do selecionador. Colocação e recolocação de pessoal. Orientação profissional e gestão de carreira. Avaliação e resultado da captação e da seleção. Seleção por competências. Montagem e desenvolvimento de banco de dados. Técnicas de Recrutamento e Seleção.
2) Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas
Estratégias de capacitação e desenvolvimento de pessoas. Gerenciamento de necessidades de capacitação e desenvolvimento. Elaboração, execução e avaliação de programas de capacitação e desenvolvimento. Sistemas corporativos de educação à distância. Formação e desenvolvimento das universidades corporativas. Capacitação e desenvolvimento por competência.
3) Cargos, Carreiras e Remuneração
Delineamento e descrição de cargos. Estrutura de carreiras. Sistemas tradicionais de remuneração. Remuneração estratégica. Remuneração funcional. Remuneração por competências. Remuneração variável. Principais tipos de incentivos e benefícios. Benefícios flexíveis. Participação acionária. Previdência complementar. Participação nos lucros e resultados.
4) Consultoria em Gestão de Pessoas
Consultoria Organizacional. Modelos e processos de intervenção organizacional. Habilidade de consultoria. Construção da relação consultor-cliente. Perfil de competências e consultoria. Modelos de diagnóstico. Instrumentos e ferramentas de consultoria. Construção de relatórios. Consultoria interna de gestão de pessoas. O papel do consultor.
5) Desenvolvimento de Equipes de Alta Performance
Equipes de trabalho. Competências, potencialidade, interesses, motivações e características pessoais dos membros da equipe. Formação e desenvolvimento de uma equipe de trabalho. A comunicação eficaz para o sucesso do trabalho em equipe. Plano de ação para melhoria do desempenho do líder de sua equipe. Pesquisa e diagnóstico do clima organizacional. Gestão do clima organizacional.
6) Gestão Estratégica de Pessoas
Desafios e características. Análise do ambiente em suas dimensões externa e interna. Cenários. O alinhamento estratégico da gestão de Pessoas às estratégias organizacionais. Visão, missão, objetivos, estratégias, políticas, diretrizes, planos de ação, estrutura e processos de gestão de pessoas orientados para o comprometimento com o negócio da organização. Implementação e avaliação dos resultados da gestão estratégica de pessoas. Empreendedorismo.
7) Gestão e Avaliação de Desempenho
Estratégias de gestão do desempenho funcional, setorial e organizacional. Gestão de desempenho e potencial. Modelos de gestão de desempenho. Utilização do balanced scorecard. Vantagens e limitações da avaliação e gestão de desempenho. Construção de um sistema integrado de gestão de desempenho e avaliação de desempenho. Etapas do planejamento. Aplicação dos instrumentos de Avaliação de Desempenho. Apuração dos dados. Análise e administração dos resultados.
8) Gestão por Competência e Gestão do Conhecimento
Geração, mapeamento, distribuição, compartilhamento e mensuração do conhecimento. Gerenciamento do conhecimento organizacional e preservação da memória técnica das organizações. Metodologias de mensuração de ativos intangíveis. Modelo de gestão de competências. Competências organizacionais e individuais. Mapeamento e descrição de competências. Certificação de competências. A gestão de pessoas por competência.
9) Liderança e Motivação
Motivação como energia intrínseca ao indivíduo. As principais teorias sobre motivação. Frustração. O significado do trabalho como fator motivacional. Como provocar motivação nas pessoas. O que é liderança. Abordagens sobre liderança. Tipos de Liderança. A relação entre motivação e liderança. Competências da liderança. Capacidades requeridas. O processo de comunicação. O autoconhecimento e o autodesenvolvimento.
10) Gestão de Conflitos e Negociação
O conflito na empresa. Formas de abordar e gerenciar conflitos. Diferentes tipos de conflitos nas organizações. Negociação como instrumento de gestão de recursos humanos. Características de um bom gerente negociador. Ambientes de negociação – principais tipos e abordagens de negociação. Processo, planejamento e preparação. Estratégias e táticas de negociação. Modelo de partes em negociação.
11) Comunicação e Relacionamento Interpessoal
A natureza e o processo da comunicação. A escuta. Comunicação verbal e não verbal. As barreiras físicas e interpessoais. Os conflitos interpessoais e de grupo. A importância da comunicação. no desenvolvimento das habilidades necessárias ao sucesso pessoal e profissional. As relações interpessoais entre os indivíduos e organizações.. Assertividade e as relações em grupo. A importância da tecnologia no processo de informação e comunicação. Exercícios vivenciais para Integração dos participantes.
12) Relações de Trabalho e Legislação Trabalhista
Concepção sistêmica das relações do trabalho. O sistema de relações do trabalho em nível de país e de empresa.: Implicações para o papel do profissional de RH. Os principais tipos de sistemas, com destaques para o negocial e o estatutário. O Sistema Brasileiro de Relações do Trabalho: origens, desenvolvimento, atualidade e tendências. O processo da negociação coletiva do trabalho: construção do cenário, organização, planejamento, realização da negociação, administração e avaliação do acordo.
13) Elaboração e Gerenciamento de Projetos
Gerenciamento de projetos: definição e conceitos básicos. Projetos X ações de melhoria. Principais alvos em projetos. Fases, integração e desdobramento. Principais envolvidos/interessados. Áreas de concentração de conhecimentos relevantes. Seleção de projetos: métodos e técnicas. Elaboração de projetos.
14) Metodologia do Ensino Superior
Educação. Didática. Metodologia. Planejamento. O ato de planejar e as intencionalidades. Plano e planejamento. Diferenças entre plano e planejamento. As implicações políticas do ato de planejar.
Elementos constitutivos de um plano. Avaliação do processo Ensino –Aprendizagem. Estratégias de Ensino e Aprendizagem.
15) Métodos e Técnicas de Pesquisa
Os caminhos da Pesquisa Científica. Processo de produção do conhecimento. Pesquisa Científica. Princípios da Pesquisa Científica. Principais Modalidades de Pesquisa. Pesquisa bibliográfica. Pesquisa de campo. Pesquisa experimental. Pesquisa-ação. Técnicas para coleta de dados e informações. Questionário ou formulário. Entrevista. Projeto de Pesquisa Conceituação. A escolha do tema. A estrutura do projeto de pesquisa. Elementos essenciais do projeto de pesquisa. Orientações e Normatizações para Redação de Textos. As normas da ABNT.
16) Seminário Temático I
17) Seminário Temático II
18) Seminário Temático III