SOBRE O CURSO

A Sulamérica Faculdade oferece um ensino de excelência voltado à prática. A partir de um corpo docente composto por professores que são destaques em suas áreas de atuação, laboratórios equipados para aulas práticas, apoio acadêmico e profissional, formamos protagonistas capazes de enfrentar os desafios de um mercado globalizado e com visão empreendedora.

Na graduação em Enfermagem da Sulamérica Faculdade, você vai desenvolver suas competências para a assistência individual e coletiva nas áreas de enfermagem clínica, cirúrgica, obstétrica, ginecológica, pediátrica e psiquiátrica, além da administração dos serviços básicos de saúde e da área hospitalar, cuja essência e especificidade é o cuidado com o ser humano individualmente, em família ou na comunidade, desenvolvendo, entre outras, atividades de prevenção e controle de doenças, promoção, recuperação e reabilitação da saúde, preparando-se para o mercado de trabalho competitivo e exigente.

A graduação em Enfermagem da Sulamérica Faculdade é bacharelado, com foco na formação do graduado para exercer funções no mercado de trabalho. Todo o curso visa à capacitação do aluno, desenvolvendo habilidades dentro da área de atuação que envolve o curso. O concluinte do curso, caso queira, pode também ministrar aulas no ensino superior, mas para isso é preciso que o profissional seja, pelo menos, pós-graduado.

Duração: 5 ANOS

Carga Horária Total: 4000h

Fone: (77) 3628-0165 / (77) 99866-0404

Horário de Atendimento: 10h às 20h

Curso: Bacharelado em Enfermagem.

ÁREA DE ATUAÇÃO

O enfermeiro pode atuar tanto em ambiente hospitalar quanto ser empreendedor independente, sendo responsável técnico de clínicas de vacinação, empresas de lavagem e esterilização de material cirúrgico, empresas de tratamento de resíduo infectante entre outros.

Nos mais diversos serviços da área da saúde, o enfermeiro está presente, trabalhando para a proteção, promoção e recuperação da saúde de pacientes. Atua, também, como educador, promovendo ações que contribuem na prevenção de doenças. 

Enfermagem Cirúrgica e pós-cirúrgica: Realização de procedimentos pré e pós-operatórios em prontos-socorros, clínicas e hospitais;

Enfermagem Geriátrica: Atendimento e cuidados do idosos em domicílio, casas de repouso, clínicas e hospitais, esteja ele doente ou não;

Enfermagem Pediátrica: Orientação quanto às técnicas e cuidados com os recém-nascidos e avaliação do desenvolvimento da criança;

Enfermagem obstétrica: Assistência às gestantes e lactantes, com acompanhamento de pré-natal e auxílio ao médico durante o parto e pós-parto;

Enfermagem psiquiátrica: Auxílio no tratamento de pacientes com distúrbios psicológicos;

Enfermagem do trabalho: Atendimento ambulatorial e em programas de prevenção e da saúde dos funcionários no ambiente de trabalho;

Pesquisa clínica: Planejamento, coordenação e desenvolvimento de pesquisas e estudos relacionados à saúde em hospitais, institutos de pesquisa e universidades;

Resgate: Integrar equipes de resgate às vítimas de acidentes ou catástrofes;

Home care: Atendimento domiciliar à pacientes enfermos;

Gestão hospitalar: Comando de equipes técnicas e auxiliares de enfermagem no atendimento a pacientes e avaliação e planejamento da assistência prestada aos pacientes.

Ensino e pesquisa: Formar e capacitar os agentes de saúde, ministrando aulas teóricas e práticas e orientando projetos de pesquisa.

DIFERENCIAIS

Disciplinas Atuais – Gestão Empresarial na área da saúde. Biotecnologia aplica a pesquisa.

Prática – Infraestrutura dinâmica e suportes necessários. Laboratórios montados em ambientes totalmente equipados com: aparelhos, peças e modelos, apoio técnico, tudo especialmente adequado às atividades neles realizadas.

Biblioteca Virtual – Todos os alunos com acesso a mais de 8 mil livros, uma iniciativa democrática que possibilita a conexão ao livro de qualquer local e horário, excluindo a lista de espera.

Estágio – Temos os melhores campos de prática. Convênio firmado com a rede SUS, clínicas, laboratórios e hospitais particulares.

Grade Curricular

 

Bioestatística 40
Biologia celular 60
Introdução à Enfermagem 40
Leitura e produção de texto 40
Metodologia Científica 40
Saúde Pública 40
Biofísica 40
Histologia 40
Bioquímica 60
Anatomia Humana 60
Microbiologia Geral 60
Embriologia e Reprodução humana 40
Filosofia e Cidadania 40
Fisiologia Humana 60
Patologia geral 60
Genética Humana 60
Semiologia E Semiotécnica De Enfermagem I 60
Química Geral e Analítica 40
Bioética e Biossegurança 40
Epidemiologia 40
Hematologia básica 60
Imunologia básica 60
Semiologia E Semiotécnica De Enfermagem II 40
Seminário Interdisciplinar 40
Microbiologia básica 60
Nutrição E Dietoterapia 40
Antropologia da Saúde 60
Farmacologia e Toxicologia 60
Enfermagem Em Saúde Do Adulto E Idoso 60
Enfermagem Em Saúde Mental E Psiquiatria 60
Enfermagem Em Saúde Da Mulher 60
Semiologia E Semiotécnica De Enfermagem II 60
Saúde Coletiva 60
Enfermagem Na Atenção Primária Em Saúde 60
Disciplina Optativa I 40
Enfermagem Em Obstetrícia 60
Acreditação Hospitalar e Auditoria Em Enfermagem 60
Urgência E Emergência 60
Oficinas De Práticas Educativas Em Direitos Sexuais E Reprodutivos 60
Enfermagem Em Hemoterapia E Interpretação De Exames 60
Saúde do Trabalhador 60
Estágio curricular supervisionado I 300
Gestão hospitalar e controle de qualidade 60
Estética 60
Optativa II 40
TCC I 60
Estágio curricular supervisionado II 300
TCC II 60
Administração da Assistência de Enfermagem  Teoria e Prática 60
Noções de Instrumentação Cirúrgica 60
Cuidados Intensivos 60
Psicologia E Exercício Profissional 60
Estágio Curricular Supervisionado III 300
Enfermagem No Peri- Operatório E CME 60
Humanização da Enfermagem 60
Seminarios Interdisciplinares II 60
Total do Curso 4000