BIOMEDICINA

young-doctor-transparent-short

SOBRE O CURSO

O curso de Biomedicina é uma das mais novas profissões na área da sáude, tendo os seus ramos de atividade em continua expansão. O curso de Biomedicina conta hoje com mais de 30 áreas de atuação, tendo entre elas as áreas de Patologia Clínica, Imagenologia, Reprodução Humana, Biomedicina estética, Microbiologia, Acupuntura, Análises Bromatológicas, Banco de Sangue, Saúde Pública e outros. Este profissional pode atuar em hospitais, laboratórios de análises clínicas, banco de sangue, universidades, institutos de pesquisas e indústrias, realizando pesquisas voltadas para a saúde e biotecnologia, identificando e classificando microrganismos causadores de enfermidades e com potencial econômico, desenvolvendo remédios e vacinas, atendendo clientes em clínicas de estética, realizando exames e lecionando em universidades.

O curso de Bacharelado em Biomedicina da Sulamérica fornece aos seus estudantes ferramentas para a obtenção de uma formação de qualidade e interativa, contando com professores especialistas, mestres e doutores, laboratórios onde os alunos possam por em prática os ensinamentos obtidos em sala de aula, eventos científicos e visitas técnicas, possibilitando aos alunos uma visão real da prática profissional.
A Faculdade Sulamérica possui convênio com a Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães para estágio, o que é tem grande impacto para a qualidade do ensino, pois possibilita aos alunos a disponibilidade de campos de estágio para a habilitação profissional.

Duração: 4 ANOS

CARGA HORÁRIA: 3200 horas

Coordenador do curso:

Profª Ma. Mariana Schwengber Rabelo

Possui graduação em Biomedicina, especialização em Hematologia Clínica e Banco de Sangue, especialização em Docência Superior. Mestre em Genética pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás trabalhando com amplificação gênica alelo específica e multiplex no diagnóstico laboratorial de hemoglobinopatias em pacientes do laboratório da área de saúde (LAS) da PUC-GOIÁS. Docente em Ensino Superior nas disciplinas de Imunologia, Genética, Biologia Molecular, Biotecnologia de Vacinas, Biotecnologia de Fármacos, Administração de laboratórios, Introdução à Biomedicina e Hematologia em Universidades Federais e particulares dos estados de Goiás e Bahia. Foi membra do corpo editorial da revista eletrônica saúde e ciência (RESC). Atuou como coordenadora do laboratório de Análises Clínicas do Laboratório de Imunologia de Transplantes de Goiás de 2010 à 2017, atuação com sequenciamento de DNA. Coordenadora do curso de Biomedicina da Faculdade Sulamérica.

E-mail da coordenação: mari_schw@hotmail.com

Fone: (77) 3628-0165

Horário de atendimento: 19h às 22 horas.

Curso: Bacharelado em Biomedicina

ÁREA DE ATUAÇÃO

A biomedicina é uma profissão emergente e com grandes expectativas de campo de trabalho nas áreas de pesquisa e diagnóstico. O aluno de Biomedicina estará apto para o mercado de diagnóstico clínico (patologia clínica) e com grande potencial para trabalhar em pesquisa, capacitados a desenvolver atividades em diversas áreas: diagnóstico laboratorial (análises clínicas), citologia oncótica, análises moleculares, produção e análise de bioderivados, análises bromatológicas (alimentos), análises ambientais (solo, água e efluentes), bioengenharia (melhoramento genético de plantas) e diagnóstico por imagem (raio-x, ressonância magnética, etc.) , pesquisa e docência no ensino superior.

MERCADO DE TRABALHO

O profissional Biomédico formado pode atuar em diversas áreas e locais, como clínicas e hospitais, bancos de sangue, indústrias, centros de pesquisa, universidades e outros, desenvolvendo atividades diversas a depender da área de habilitação profissional. Após a realização do estágio supervisionado ou realização de especialização na área pretendida, o biomédico pode atuar como:

– Patologia Clínica (Análises Clínicas)
– Biomedicina Estética
– Biofísica
– Parasitologia
– Microbiologia
– Hematologia
– Bioquímica
– Imunologia
– Banco de Sangue
– Virologia
– Fisiologia
– Saúde Pública
– Imagenologia
– Bromatologia
– Microbiologia de Alimentos
– Histologia Humana
– Monitoramento Neurofisiológico Transoperatório
– Citologia Oncótica (Citopatologia)
– Análise Ambiental
– Patologia
– Acupuntura
– Genética
– Embriologia
– Reprodução Humana
– Biologia Molecular
– Farmacologia
– Psicofarmacologia
– Informática de Sáude
– Toxicologia
– Circulação Extracorpórea (Perfusão)
– Sanitarista
– Auditoria
– Histotecnologia Clínica
– Radiologia

DIFERENCIAIS

O curso de Biomedicina da Sulamérica Faculdade tem como diferencial inovador a preocupação com o papel da faculdade, no campo do ensino, pesquisa, extensão e produção de conhecimentos que respondam pelas demandas da sociedade tecnológica e globalizada, com qualidade e excelência.  Busca a formação de um profissional ético, humanístico, generalista, crítico-reflexivo e capaz de tomar decisões que possam melhorar sua atividade profissional bem como quebrar paradigmas.

GRADE CURRICULAR

Disciplina Carga Horária
1º SEMESTRE
Bioestatística 40
Biologia celular 60
Introdução à biomedicina 40
Leitura e produção de texto 40
Metodologia Científica 40
Saúde Pública 40
Biofísica 40
2º SEMESTRE
Histologia 60
Bioquímica 60
Anatomia Humana 60
Embriologia e Reprodução humana 60
Fisico-química 40
Filosofia e Cidadania 40
3º SEMESTRE
Fisiologia Humana 60
Patologia geral 60
Genética Humana 60
Parasitologia geral 40
Química Geral e Analítica 40
Bioética e Biossegurança 40
Epidemiologia 40
4º SEMESTRE
Hematologia básica 60
Imunologia básica 60
Bioquímica clínica 40
Citopatologia 60
Microbiologia básica 60
5º SEMESTRE
Biologia molecular 60
Imunologia clínica 40
Hematologia clínica 40
Parasitologia clínica 40
Coleta de material biológico 60
Biotecnologia e Bioengenharia 40
6º SEMESTRE
Microbiologia clínica 40
Farmacologia e toxicologia 60
Imagenologia 60
Bioinformática e Criminalística 40
Interpretação Clínico Laboratorial 60
Vigilância sanitária 40
7º SEMESTRE
Análise ambiental e Bromatologia 60
Fluidos corporais 60
Estética 60
Optativa I 40
TCC I 40
Estágio curricular supervisionado I 320
8º SEMESTRE
Hemoterapia e Banco de sangue 60
Gestão laboratorial e controle de qualidade 40
Biomedicina integrada 60
 Optativa II 40
TCC II 40
Estágio curricular supervisionado II 320